Pesquisar este blog

sábado, 3 de setembro de 2011

Justificativa do projeto



No início do ano letivo, nos deparamos com uma situação complicada em sala de aula. A turma era bastante heterogênea: diferença de idade, nível social, convivência, modo de resolver problemas e outras diferenças de personalidade. Isso causava muitas discussões entre os alunos, algumas brigas, que na maioria das vezes eram por motivos simples, mas que cada parte queria defender sua opinião e impor seu modo de vista. Diante da dificuldade de manter a turma unida, para um trabalho onde houvesse ajuda mútua, percebi que algo precisava ser feito, e um projeto faria muito bem a turma.
Conversei com eles, ouvi suas opiniões e percebi que eles também não estavam satisfeitos com a forma que os colegas estavam se relacionando e que aquela atitude não fazia bem. Trouxe a eles então a idéia de desenvolvermos um projeto, que ajudasse cada um a respeitar o próximo e que a convivência em sala de aula se tornasse mais agradável e tranqüila. A turma apoiou de primeira, e assim começou a surgir as idéias.
Os próprios alunos fizeram uma lista de coisas que precisavam mudar como: Não pegar material do colega sem permissão, não levantar nem conversar fora de hora, não gritar e nem brigar com o colega, respeitar a professora, ser gentil e outros itens. De início a idéia era um projeto para melhorar a convivência em sala de aula, porém, os próprios alunos trouxeram idéias que amplificavam o projeto inicial. Eles queriam fazer algo para o próximo, que não era tão próximo assim. Deram idéias de campanha para agasalhos, cesta básica, ajudar pessoas que estavam longe de seu convívio social, mas que necessitavam dessa ajuda. Então resolvi, listar as idéias. Na lousa, enquanto os alunos falavam, eu ia anotando as propostas. Tínhamos então, um porto, de onde poderia sair navios e mais navios de idéias e ações.
Com o passar do tempo, as atividades propostas foram sendo desenvolvidas, e de acordo com a necessidade do tema, ou mesmo pela vontade dos alunos, outras atividades foram englobadas ao projeto.

2 comentários: